Ultimamente nestes encontros com a malta infernal não tem faltado quase nada... mines, vodka, comida, bolinhos, música, petiscos e por vezes muito raramente uma espécie de "SPECIAL DECÔR" loool .... e eu pensei... isto tudo junto com efeitos de luz à mistura era o cenário perfeito...
então mãos à obra....
Material necessário:
Hardware
- 1 Arduino Uno
- 5 Relés (12V por exemplo)
- 5 Díodos 2N4004
- 5 Transístor 2N2222
- 5 Resistências 2.2k e 5 de 10k
- 5 LED (sinalização de ON/OFF)
- 1 Microfone de Eletreto pré-amplificado (sensor de som)
- 4 Switchs ON/OFF
Em que:
- 3 são para mudar efeitos, e 1 para modo auto/manual
- 2 Botões de Pressão
Em que:
- 1 é o START e outro o STOP/RESET
2 - Potenciómetros 10k (aumentar/diminuir velocidade do efeito e sensibilidade)
5 - Tomadas
5 - Lâmpadas Coloridas
E pronto.. para já temos tudo.
E pronto.. para já temos tudo.
Montagem e ligações:
1. Montar estes circuitos:
Em baixo um vídeo com uma pequena demonstração do sistema a funcionar em modo auto ao ritmo da música:
1. Montar estes circuitos:
Placa de Releés + Lâmpadas
Switchs ON/OFF
(Montar 5 circuitos destes, em que 2 deles têm um botão de pressão em vez do Switch)
Ligação do potenciómetro ao arduino
Ligar Microfone ao arduino
Software
(Montar 5 circuitos destes, em que 2 deles têm um botão de pressão em vez do Switch)
Ligação do potenciómetro ao arduino
Ligar Microfone ao arduino
Software
Tendo agora tudo montado vamos tratar do software, deixo aqui o código completo com comentários a explicar as linhas de código mais relevantes.
Aspectos e objectivos principais do funcionamento do sistema:
1. Processar efeitos em 5 lâmpadas coloridas tendo em conta as posições combinadas dos 3 switchs ON/OFF instalados, portanto teremos 2^3 = 8 EFEITOS diferentes.
2. Acelerar ou diminuir o velocidade do pisca-pisca em cada uma dos 8 efeitos, com recurso a um Potenciómetro.
3. Programas 2 botões simples de pressão para START e STOP, em que o STOP e o RESET são o mesmo botão.
4. Utilizar o último swicth ON/OFF como selector de modo de funcionamento, manual ou automático, isto é, neste último modo as luzes irão piscar com efeitos aleatórios mas ao ritmo da música.
Para tal usou-se o microfone como sensor de som, e programou-se este modo da seguinte forma:
O sensor é lido pelo arduino, através da entrada analógica 4, que verifica três níveis de sinal e chama a função "acende", esta gera um byte aleatório e usa os cinco primeiros bits para acionar as lâmpadas através dos relés em que o bit 1 liga o relé e bit 0 desliga o relé correspondente, o que por sua vez acende ou apaga as lâmpadas respectivamente. Para cada nível de sinal é aplicado um delay, que determina quanto tempo as lâmpadas ficarão no estado actual antes de uma próxima leitura do sensor. No caso do nível de sinal mais alto, a função acende é chamada duas vezes para causar um efeito diferente.
- Circuito no software PCB artist:
- Impressão e estampagem:
Depois de um banho corrosivo ficamos com:
Agora é só furar e soldar todos os componentes (na foto ainda não estava tudo soldado):
O Painel de control tem este aspecto:
Tendo tudo pronto e visto que isto esta uma confusão de "fiarada" vamos ter que construir um suporte com as respectivas tomadas para colocar todos os componentes de uma forma mais prática e robusta.
Aspectos e objectivos principais do funcionamento do sistema:
1. Processar efeitos em 5 lâmpadas coloridas tendo em conta as posições combinadas dos 3 switchs ON/OFF instalados, portanto teremos 2^3 = 8 EFEITOS diferentes.
2. Acelerar ou diminuir o velocidade do pisca-pisca em cada uma dos 8 efeitos, com recurso a um Potenciómetro.
3. Programas 2 botões simples de pressão para START e STOP, em que o STOP e o RESET são o mesmo botão.
4. Utilizar o último swicth ON/OFF como selector de modo de funcionamento, manual ou automático, isto é, neste último modo as luzes irão piscar com efeitos aleatórios mas ao ritmo da música.
Para tal usou-se o microfone como sensor de som, e programou-se este modo da seguinte forma:
O sensor é lido pelo arduino, através da entrada analógica 4, que verifica três níveis de sinal e chama a função "acende", esta gera um byte aleatório e usa os cinco primeiros bits para acionar as lâmpadas através dos relés em que o bit 1 liga o relé e bit 0 desliga o relé correspondente, o que por sua vez acende ou apaga as lâmpadas respectivamente. Para cada nível de sinal é aplicado um delay, que determina quanto tempo as lâmpadas ficarão no estado actual antes de uma próxima leitura do sensor. No caso do nível de sinal mais alto, a função acende é chamada duas vezes para causar um efeito diferente.
Construção da PCB
- Circuito no software PCB artist:
- Impressão e estampagem:
Depois de um banho corrosivo ficamos com:
Agora é só furar e soldar todos os componentes (na foto ainda não estava tudo soldado):
O Painel de control tem este aspecto:
Tendo tudo pronto e visto que isto esta uma confusão de "fiarada" vamos ter que construir um suporte com as respectivas tomadas para colocar todos os componentes de uma forma mais prática e robusta.
Em baixo um vídeo com uma pequena demonstração do sistema a funcionar em modo auto ao ritmo da música:
11 comentários:
Boas, também estou por dentro da plataforma arduino, ta 5 estrelas :),
Continuaçao,
Cumps.
Obrigado.. :)
Cumps!
como ligar na placa Arduino uno
Liga-se aos pinos digitais do Arduino (2 ao 13) tal como mostro na fig "Placa de Relés + Lâmpadas"
cumps
Projeto ficou show mano... ajudou a tirar umas dúvidas em relação ao código que eu estava usando. Vou fazer um com lâmpadas de led RGB.
Projeto ficou show mano... ajudou a tirar umas dúvidas em relação ao código que eu estava usando. Vou fazer um com lâmpadas de led RGB.
Olá, o díodo está ligado que que terminais do relé? Obrigada
Reles fazem barulho, teu gosto musical deve ser uma bosta. Use transistores ou tiristores.
Reles fazem barulho, teu gosto musical deve ser uma bosta. Use transistores ou tiristores.
José capeller... então meu gosto musical é igual é sua opinião então... AHaha
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